Um pouquinho sobre a misericórdia de Deus
Em Jo 3.16 temos um dos versículos mais conhecidos da Bíblia Sagrada:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Esse versículo nos revela um pouco sobre a misericórdia de Deus.
O Salmo 100 nos diz que a misericórdia de Deus é eterna. A cada dia que vivemos podemos atestar isso pessoalmente, pois "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos" (Lm 3.22a). Se não fosse pela infinita misericórdia de Deus, o ser humano, a partir do momento em que pecou conscientemente pela primeira vez, já estaria condenado. Pois foi o homem (ser humano) quem escolheu se afastar de Deus. Quando Adão e Eva resolveram deliberadamente desobedecer à ordem de Deus estavam declarando não respeitá-Lo e não valorizar o Seu amor. Se o Senhor não fosse misericordioso teria abandonado-os à própria sorte, os teria abandonado para que o inimigo fizesse o que quisesse com eles, visto que deram mais ouvidos à voz da serpente que à de Deus.
Mas o Senhor não fez isso, porque suas misericórdias são de geração em geração (Lc 1.50). Em vez de abandoná-los, o Senhor teve o cuidado de fazer Ele mesmo roupas para que cobrissem suas partes íntimas, e continuou cuidando deles mesmo após tê-los expulsado do Éden. E o Senhor visitava também seus filhos, Abel e Caim, e falava com eles como falava com o próprio Adão.
Caim e Abel conheciam ao Senhor e conversavam com Ele. Quando Deus rejeitou a oferta de Caim e este, por ciúme, matou seu irmão, Deus perguntou diretamente a Caim onde estava Abel. Caim foi insolente e disse a Deus que não sabia, já que não era sua responsabilidade cuidar de Abel. E então, quando Deus revelou já saber que Abel fora morto, Caim disse as seguintes palavras: "É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará." (Gn 4.13,14). E aqui vem a grande misericórdia de Deus. Deus colocou uma marca em Caim para que ele não fosse morto, e disse que "qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado" (Gn 4.15). Caim tinha cometido o primeiro homicídio, tinha pecado contra Deus, mas Deus ainda teve misericórdia dele e o marcou para o guardar e para que não houvesse outros assassinatos no mundo.
Um outro exemplo da misericórdia de Deus que quero citar é a que Ele teve para com Jonas. Deus mandou que Jonas fosse pregar aos ninivitas para que eles pudessem se arrepender de seus pecados. Jonas, em vez de obedecer, quis fugir para um local distante. Mas Deus fez com que viesse uma tempestade no mar que iria levar à pique o barco em que ele estava. Sem alternativas, os homens o jogaram ao mar para que a tempestade terminasse e para que suas vidas fossem poupadas. Agora vamos pensar... Jonas estava fugindo de Deus, O desobedecendo. Deus poderia ter permitido que ele morresse afogado naquele mar, mas Deus, em sua eterna misericórdia, enviou um peixe para salvá-lo da morte certa, pois Jonas já estava afundando. "As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas tu livraste a minha vida da perdição, ó Senhor, meu Deus." (Jn 2.5,6)
Porém a maior demonstração das infinitas misericórdias de Deus é Jesus, Sua vida, morte e ressurreição.
Deus enviou Seu próprio filho para se sacrificar em nosso lugar.
Antes da vinda de Jesus as pessoas precisavam sacrificar a Deus, derramar sangue, para expiar seus pecados e poder ser aceitos novamente por Ele, que é Santo e que não se contamina com o pecado. Deus disse a Moisés: "Porque a alma da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação pela alma." (Lv 17.11) O sangue precisava ser derramado para que a alma do pecador pudesse ser purificada. Na verdade, o salário do pecado é a morte, então quem deveria morrer era o próprio pecador, mas, em Sua infinita misericórdia, o Senhor permitiu que a expiação se fizesse por animais.
Mas a expiação-mor foi feita pelo nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.
Jesus viveu entre os homens por 33 anos e jamais pecou. Mesmo sendo homem Ele continuou sendo Deus. 100% homem, 100% Deus, significando que sentia as mesmas coisas que nós e que tinha as mesmas necessidades que nós (sentia amor, tristeza, preocupação; sentia frio, fome, dor), mas ao mesmo tempo, sendo Deus, não tolerava o pecado, e não os cometia, nunca. Jesus nunca pecou, então nunca precisou morrer para expiar seus próprios pecados. Mas Ele morreu para expiar os nossos, por amor, por misericórdia. Derramou Seu sangue puro, e esse sangue é que expiou, de forma definitiva, os pecados que cometemos.
Esse sangue tem o poder de nos purificar de nossos pecados, mas apenas mediante nosso arrependimento e pedido de perdão.
O sacrifício Ele já fez por nós. Agora basta a nós honrá-lo. E como honramos o sacrifício de Jesus? O honramos não fazendo com que, para nós, ele tenha sido em vão. Precisamos crer que ele é Deus, e que, nunca tendo pecado, expiou os nossos pecados com o derramamento do Seu sague. Precisamos convidá-Lo para fazer parte da nossa vida, aceitando-O. Precisamos confessar nossos pecados, convencidos pelo Espírito Santo de que pecamos, e pedir perdão. E precisamos arrepender-nos com sinceridade, e deixar de praticar os pecados.
O Espírito Santo nos ajuda a deixar a vida de pecado, mas esse assunto será aprofundado em outro post.
Por agora, quero finalizar dando um exemplo que aconteceu comigo, através do qual pude sentir quão misericordioso Deus é com todos nós.
Durante algum tempo me senti muito triste porque queria muito uma coisa, mas não conseguia obtê-la sozinha. Dependia da misericórdia de Deus. E por muito tempo fiquei extremamente triste, inclusive ingrata, questionando Deus por que eu não podia ter essa coisa que eu tanto queria. Porém, mesmo questionando-O, eu jamais imaginava receber uma resposta, pois achava que essa questão na verdade tinha pouca importância para Deus, por não envolver a Sua obra.
Mas Deus, misericordioso, usou uma irmã depois de um culto para me dizer que estava preparando essa coisa para mim, mas que eu precisava esperar nEle. Fiquei tão feliz com essa promessa!! Infelizmente essa felicidade não me impediu de pecar logo depois do culto com algo relacionado exatamente com essa coisa. Deus havia me mandado esperar, mas eu, logo depois de receber a promessa, resolvi não esperar tanto assim.
Na mesma noite me arrependi muito, pedi perdão, e sei que fui perdoada.
Mas somente recentemente percebi uma coisa: Deus resolveu me dar a promessa mesmo sabendo que eu pecaria contra Ele logo em seguida. A Sua misericórdia foi tão grande que Ele me deu o alívio da promessa mesmo sabendo qual seria o meu agradecimento.
Isso é vergonhoso para mim, mas pela graça de Jesus hoje já estou com outra mente, já não faria mais o que fiz naquela noite. E por isso sei que fui perdoada: porque me arrependi, confessei e deixei de fazer.
E Deus, por ser misericordioso, perdoa todos os que se chegam a Ele com sinceridade.
LOUVADO SEJA O SENHOR!

Comentários
Postar um comentário